Se você realmente deseja proteger sua marca na Amazon, continue lendo. Defender sua marca contra falsificações é essencial se você não deseja perder vendas.
Já abordamos o registro de marcas em: Como proteger sua marca na Amazon - Parte 1.
Para refrescar sua memória:
que é o que abordaremos nesta postagem.
Para saber mais sobre Brand Gating (proteção contra a utilização por terceiros da sua marca sem autorização), vamos nos aprofundar em:
A necessidade do Brand Gating
Por que você precisaria proteger sua marca em primeiro lugar? A resposta é simples. Ninguém deseja que sua listagem seja invadida por falsificações, vendendo imitações baratas e arruinando as suas vendas. Violação de marca registrada e questões de direitos autorais também fazem parte do problema.
Dobre suas vendas na Amazon com nossas 9 estratégias comprovadas.
Erroneamente, muitos de nós ainda pensamos que apenas o registro da marca já vai nos proteger desses problemas. Como discutido anteriormente, infelizmente não é esse o caso. Pesquisamos tendências recentes no Google Trends, comparando os termos de pesquisa "registro de marca amazon" e "brand gating amazon". Como o gráfico a seguir demonstra, o registro de marca é altamente popular entre os termos de pesquisa. Brand gating nem tanto - ainda:
Os números representam o interesse das pessoas de pesquisa de termos, em relação ao ponto mais alto do gráfico para a região e o tempo especificados. Um valor de 100 é a popularidade máxima para o termo. Um valor de 50 significa que o termo tem metade da popularidade do máximo. Da mesma forma, uma pontuação 0 significa que o termo era menos de 1% tão popular quanto o valor máximo.
Inevitavelmente, o Brand Gating dificulta a vida dos vendedores terceiros que não possuem uma marca. Indo um passo adiante, pode-se dizer que até encoraja os proprietários de lojas online que não possuem marcas a começar a pensar em ter seus produtos de marca própria, apenas para que eles tenham mais controle sobre suas listagens.
Provavelmente você tem muitas perguntas, mas provavelmente as duas perguntas mais importantes são: Como me inscrevo e quanto custa para defender minha marca por meio do Brand Gating?
Fatos rápidos:
Obs.: Se você se basear em experiências de usuário e fóruns, alguns vendedores alegam ter recebido seu Brand Gating gratuitamente e outros argumentam ter pago US $5.000. Minha própria experiência, no entanto, reflete o intervalo indicado acima.
Se você é um vendedor e não o proprietário da marca, precisará de uma confirmação por escrito do proprietário da marca de que é elegível para vender a marca. É possível que a Amazon verifique isso com o proprietário da marca.
Primeiras implementações
Nos Estados Unidos, em agosto de 2016, passou a valer o Brand Gating. A partir desse momento, os vendedores que tentam vender um produto com essa proteção precisam ter uma aprovação por escrito do proprietário da marca. Se essa aprovação não tiver sido obtida a tempo, a listagem desse vendedor específico é removida.
Cada vez mais das grandes empresas começam a fazer o processo de Brand Gating. No final de junho, o Business Insider do Reino Unido relatou que a Nike agora está tendo sua marca protegida dessa forma:
#Nike takes steps to "tighten grip" over brand sales on Amazon. Is #BrandGating the future? - https://t.co/c4v1nquixJ
— S&B IP Law (@sb_iplaw) July 4, 2017
Críticas ao Brand Gating
Se você pesquisar Brand Gating na web, encontrará uma grande pluralidade de opiniões. Alguns afirmam que este é um passo na direção certa, mas também incentiva os brand hijackers (sequestradores de marcas, aqueles que usam a sua marca como palavra-chave nos produtos deles) a procurarem suas listagens. Da perspectiva dos críticos, você transmite o controle de seus produtos para a Amazon e eles decidem quem pode ou não vender seu produto; portanto, a Amazon limita falsificações e brand hijackers, mas, de acordo com alguns avaliadores, a Amazon não impede que outros vendam seu produto.
Da minha perspectiva e experiência, existem duas maneiras de ver isso:
A Amazon limitará o número de vendedores. A visão deles de ser a organização mais centrada no cliente os motiva a eliminar qualquer vendedor que não forneça ao cliente uma boa experiência de compra. No entanto, eles podem permitir que vendedores que cumprem todos os padrões de qualidade (baseando-se em várias métricas de desempenho) aparecerem em uma listagem com Brand Gating.
Dica: se você é proprietário de marca e não gosta de alguém que vende um ou mais de seus produtos, provavelmente é um de seus revendedores. O revendedor obtém o produto de você, então ou formule um contrato sem incluir a Amazon ou rompa o contrato com ele.
Há casos em que você vai obter vantagens por ser o único vendedor:
Outras medidas para proteger sua marca
Embora o Brand Gating pareça ter feito uma introdução positiva às possibilidades de proteger sua marca, ele não garante proteção total para suas listagens. Aqui estão algumas dicas sobre o que mais você pode fazer:
O último parece de longe o mais fácil, mas na verdade não é. Manter um olhar atento a outros vendedores, não apenas em sua categoria, mas especificamente em suas listagens, é essencial e quase um motivo para contratar alguém focado apenas em verificações diárias. Embora o trabalho manual por meio do monitoramento diário não possa ser evitado, existem algumas ferramentas úteis. O Helium 10 oferece, por exemplo, um alerta de brand hijackers que rastreia seus ASINs para sequestradores (atualmente disponível apenas para amazon.com). O AMZtracker monitora suas listagens em busca de críticas negativas, que podem ser o resultado e a reação dos clientes a uma imitação barata, mas também podem ajudá-lo a melhorar seu produto.
Se você já fez as ações dos três primeiros pontos mencionados acima, também pode entrar em contato com a Amazon em quaisquer infrações. A Amazon levará você a sério, no entanto, não espere ação imediata e um problema resolvido dentro de algumas horas (ou até dias).
Conclusion
Para resumir, aprendemos que o registro de marca e o Brand Gating estão levando a proteção de marca na direção certa e que medidas adicionais podem ser tomadas para proteger sua marca na Amazon.
Enquanto o registro de marca oferece a você mais controle sobre sua listagem, não é a fórmula definitiva para nunca mais ter medo de brand hijackers. O Brand Gating só é possível com o registro anterior da marca, mas definitivamente limitará a possibilidade e a quantidade de hijackers. No entanto, é a Amazon quem terá a última palavra em quem pode e quem não pode vender seu produto.
Se você é um comerciante online tentando explorar todo o potencial da Amazon e achou esta publicação útil, provavelmente achará útil nosso eBook Dobre suas vendas na Amazon com 9 dicas comprovadas. Faça o download e saiba como melhorar a qualidade do seu feed e das suas campanhas.