A maioria dos comerciantes só ganha dinheiro com 20% dos seus produtos. Ou seja, 80% dos produtos estão custando dinheiro!
Ainda que isso paradoxal, começar a anunciar para menos produtos pode levar a um aumento nas suas vendas. Isto pode acontecer se você identificar os seus produtos que não trazem lucro e aumentar o orçamento para anúncios com produtos que já trazem rendimentos constantes.
O truque para otimizar as suas despesas é identificar os “perdedores” e removê-los da sua campanha. Um “perdedor” é qualquer produto que:
Vamos mostrar-lhe como identificar e remover produtos assim diretamente no Google Shopping, ou através da nossa ferramenta de gestão de feeds.
Para qualquer ferramenta sofisticada de gestão de feeds, identificar e remover produtos sem lucro é questão de uns poucos cliques:
1. Você cria um filtro para identificar os produtos inúteis. Na imagem abaixo, “unprofitable products”:
2. Agora você poderá ver, na tabela de produtos, todos os produtos inúteis.
Só resta selecionar todos e clicar em Pause selected products. Com esta simples ação, você terá removido os produtos dos seus feeds, de forma que eles não serão mais anunciados no Google Shopping.
Há muitas vantagens em usar-se este sistema para filtrar produtos sem lucro:
- Se você tem publicidade em mais de um canal de compras, você pode identificar e remover esses produtos em todos os canais ao mesmo tempo;
- Se você tem “variantes”, você também pode revisar (e filtrar) os produtos no “nível pai”: você pode agregar todas as visitas e transações para o produto pai, além de ver estatísticas de desempenho para cada variante. Se as 5 cores de uma camiseta tiveram 200 cliques e nenhuma transação, quer dizer que não está funcionando. Para que esperar até que cada cor tenha recebido 100 cliques?
- Ao remover produtos do seu feed, você mantém a sua campanha do Shopping “limpa”; a sua campanha não será “poluída” por um bilhão de grupos de produtos.
O outro jeito de remover produtos que não trazem lucro do Google Shopping é diretamente da sua conta de Adwords.
1. Primeiro, clique na aba Dimensões na sua campanha do Shopping e vá para Visualização do Shopping > ID do item.
2. A seguir, crie um filtro para os “não lucrativos”.
3. Agora o AdWords mostrará uma lista de todos os produtos que correspondem ao filtro.
Para remover os produtos não lucrativos, é importante customizar as colunas de forma a refletirem a estrutura da sua campanha. Por exemplo, na imagem acima, todos os produtos estão subdivididos em categorias que por sua vez estão subdivididas em subcategorias, as quais são subdivididas em marcas.
4. Baixe a tabela com os itens não lucrativos para o Excel a fim de começar o processo de remoção.
5. O próximo passo é excluir os “não lucrativos” da sua campanha. Isso é um tanto demorado. Você precisa criar um grupo de produtos à parte para cada produto que deseje excluir. E cada grupo de produtos precisa se enquadrar na estrutura de campanha existente.
Assim, na taba Grupos de produtos, você se dirige até o menor nível de grupos de produtos (no nosso exemplo: Artes e entretenimento > Hobbies e artes criativas > Colecionáveis).
6. Clicando no símbolo + (ou Editar), você pode adicionar grupos separados de produtos, subdividindo-os por ID de item:
7. Agora você precisa encontrar e selecionar os IDs dos itens não lucrativos. Pode ser mais fácil clicar em “ou adicionar manualmente valores em massa” e simplesmente colar os IDs do arquivo excel que você baixou mais cedo.
8.Após ter criado os grupos de produtos para produtos individuais (não lucrativos), você pode excluí-los da sua campanha clicando em CPC máx. e selecionando “Excluídos”.
Você precisa repetir este processo de vez em quando e adicionar os novos produtos não lucrativos ao grupo de produtos para os produtos individuais a serem excluídos.
Independentemente da opção que você escolher para se livrar dos produtos que não estiverem trazendo lucro, é importante que você realize esta operação tão frequentemente quanto possível.