Com um crescimento enorme de 52% ano após ano, o Google Shopping virou um recurso extremamente valioso para qualquer loja de e-commerce. Está na hora de garantir que você esteja otimizando o seu feed de produtos e tirando o melhor proveito de seus dados. O feed de dados é a fundação de qualquer boa estratégia para o Google Shopping — se os dados forem ruins, isso acaba doendo seriamente em seu bolso.
Esse artigo é para quem já entende um pouco da otimização de feeds e gostaria de algumas dicas de alto nível a fim de levar para o próximo patamar a sua campanha no Google Shopping.
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O Número Global de Item Comercial (Global Trade Item Number), ou GTIN, tornou-se uma parte significativa do processo de otimização.
O GTIN é requisitado caso você seja um revendedor de bens e geralmente receba o fornecimento direto do fabricante.
Note que produtos dos quais você é o único vendedor, partes do fabricante, produtos customizados, antiguidades e certos produtos de vestuário não requerem um GTIN (multi-pacotes e embrulhos tampouco requerem um GTIN, desde que você especifique os atributos no feed).
A verdadeira pergunta é quais são as vantagens que você obtém ao fornecer o GTIN ao Google, além de estar cumprindo com os requisitos do feed do Google?
Aqui estão algumas razões pelas quais o GTIN é importante:
1, O Google usa o GTIN a fim de buscar itens no catálogo do fornecedor e colocar o seu anúncio em competição com outros revendedores do mesmo produto. Os anúncios são configurados automaticamente, como padrão, de acordo com os atributos do catálogo do fornecedor e assim prevalecem sobre as otimizações feitas no feed.
Esses anúncios em particular são ativados para buscas extremamente específicas e somente mostram um anúncio da lista de produtos. É como ganhar na loteria! Quando o usuário clica no anúncio, este o leva a uma página com todas as variantes daquele produto e somente para a sua loja.
Os GTINs também lhe dão participação em buscas tais como “Melhor” e “Top”. Estes tipos de buscas também referenciam avaliações de clientes a fim de descobrir a posição do seu anúncio. Quanto melhores as avaliações, maiores as suas chances de aparecer na primeira posição (nota: o Google usa avaliações de companhias terceirizadas tais como Trustpilot, Yotpo, Verified Reviews, etc.).
Imagino que você já saiba que otimizar o título de seus produtos é essencial para fazer que seus anúncios apareçam em buscas relevantes. Esse é um dos atributos mais importantes no feed e é onde devemos aplicar a maior parte do nosso tempo. Eu gosto de deixar os títulos para o final, até que todos os outros atributos tenham sido otimizados, porque eu os uso a fim de otimizar os títulos tanto quanto possível.
Os atributos que você pode querer incluir dependem do tipo de estrutura.
Abaixo você encontra uma tabela detalhando como estrutura os seus títulos baseado na categoria:
Alguns conceitos chave para a otimização de títulos garantem que palavras-chave importantes sejam incluídas. Use o relatório de termos de busca a fim de ver quais buscas têm convertido e usá-las em seus títulos.
DICA PRO: Crie testes de palavras-chave no seu feed a fim de realmente identificar quais palavras-chave estão dando certo para a sua loja. Importante também notar que você deve usar informações de produtos de seu site, de forma que quando usuários clicarem no anúncio, eles obtenham a mesma informação no site.
Coloque as informações importantes no começo dos títulos. Caso o seu título seja encurtado na página de resultados, a informação importante ainda será exibida.
Costumava ser prática recomendada adaptar as cores no seu feed a algo com uma chance maior de ser procurado.
Por exemplo, ao vender um produto cuja cor fosse “cor de romã”, mudaríamos a descrição para “vermelho claro” ou mesmo simplesmente “vermelho”.
Agora, no entanto, você acabará recebendo desaprovações por não colocar a informação precisa. O Google é capaz de compreender as relações entre as cores e combina o atributo no feed ao valor da cor na página inicial. Se você costumava fazer isso como prática recomendada, está na hora de voltar e deixar as cores serem o que são.
A definição competitiva de preços pode ter um papel muito importante na sua estratégia de e-commerce.
Existem soluções dinâmicas para ajudar com as flutuações de preço no espaço de compras. Se você está usando uma solução terceirizada, como o Wisepricer, você poderá usar a ferramenta deles para conferir preços diariamente a fim de ver como o seus preços se comparam com os de seus competidores.
Você pode incorporar estes dados no seu feed e criar uma ferramenta de definição de preços dinâmica para o seu feed: você exporta um arquivo da ferramenta de definição de preços e a combina com o feed de dados de seu produto, usando para isso o ID do produto.
A seguir, você pode criar rótulos customizados para que tipos de ofertas você quer fazer de acordo com o quão competitivo o preço for.
Se você está usando uma plataforma de otimização de feed, você poderá criar regras para estes rótulos customizados, de forma que os produtos passarão automaticamente de rótulo para rótulo de acordo com a maior ou menor competitividade dos preços de outras lojas.
Você pode estabelecer rótulos tais como altos, médios e baixos baseadas no preço daquele produto a cada dia. Na sua conta AdWords, você poderá fazer ofertas maiores ou menores de acordo com o preço atual dos produtos.
Embora isso pareça excelente, você precisa tomar cuidado com a forma como usa essa função. Em algumas verticais, esta pode ser a melhor estratégia. Mas se um usuário compra o seu produto, volta no dia seguinte e vê que o seu preço caiu, ele pode achar que foi trapaceado.
As imagens de um produto são a primeira coisa que um usuário vê quando o seu anúncio é exibido, então é essencial fazer que suas imagens sejam as melhores.
Aqui estão alguns pontos chave para garantir que a imagem do seu link seja a melhor possível:
Compare imagens do produto com imagens de lifestyle (a fim de descobrir qual funciona melhor para a sua marca)
O DataFeedWatch oferece uma ferramenta Selecionador de Imagem, que lhe permite selecionar a melhor imagem para cada produto no seu feed de dados. Os produtos no seu feed são listados em uma tabela com todas as imagens. Aí, você pode decidir qual produto é o mais apropriado para o anúncio.
Expressão regular, ou RegEx, é uma sequência de caracteres que define um padrão de buscas, principalmente com o objetivo de criar correspondências com strings, ou combinações de strings, como por exemplo operações do tipo “encontra e substitui”.
Essa função é extremamente valiosa na otimização de feeds de dados porque lhe permite criar uma equivalência entre diversos caracteres com o uso de somente um string.
Você pode usar a expressão regular de muitas formas, tais como para encontrar e substituir palavras repetidas, consertar tamanhos múltiplos de uma vez, ou mesmo para simplesmente remover espaços demais entre palavras.
Como exemplo, se o seu título contém muitos espaços extra entre as palavras, e não somente no começo e no fim, um string regex pode fazer equivalentes os espaços extra entre palavras: replace_pattern( \s, ' ‘, [title] ).
Ou então insira uma regra regex similar no DataFeedWatch:
Esses tipos de equivalências são extremamente úteis quando você trabalha com feeds de dados muito grandes.
Vendas e promoções no merchant ativam os hábitos de compras das pessoas e geralmente levam a taxas de cliques mais altas e menor custo por conversão.
Digamos que você tenha uma loja de roupas e esteja fazendo uma venda de camisetas com 25% de desconto para a primavera. Você criou um código promocional ECONOMIZE25 no seu site e agora quer usar isso para os seus anúncios de vendas.
Primeiro, você cria um atributo chamado promotion_id e o aplica somente as camisetas que você quer vender com o código de promoção. Após isto você vai à sua conta do Google Merchant Center e cria a promoção na aba de promoções (nota: se você não encontrar a aba de promoções, você terá de preencher o formulário de promoções para o Merchant antes).
Haverá instruções sobre como criar a sua promoção no Google, incluindo momento efetivo de começo e fim, produtos específicos vs todos produtos, e se você vai usar um código promocional ou não. Você pode deixar essas promoções ativas por até 3 ou 4 meses sem atualizar. Isso é bom caso você esteja oferecendo frete grátis ou caso se trate de uma venda longa.
Por outro lado, se você tem várias promoções e as muda com frequência, pode ser melhor usar o Feed de Promoções do Google a fim de carregar as suas promoções ao Google Merchant Center. Se você quiser se informar melhor sobre os vários tipos de feeds do Google Shopping, recomendamos este recurso:
Tipos de Feeds no Google Shopping
Esperamos que estas 7 dicas expert sobre como otimizar o seu feed tenham ajudado você a compreender melhor a abordagem certa para o seu feed de dados. Se você tiver perguntas ou comentários, fique à vontade para deixá-los na seção abaixo.