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3 dificuldades com vendas na Amazon (e como superá-las)

Written by Monica Axinte | 24/set/2019 6:49:54

A Amazon é um canal de vendas muito atraente para comerciantes online. O total das vendas (Gross Merchandising Value, ou valor bruto de mercadorias) de comerciantes vendendo pela Amazon é estimado como cerca de 15% do total de vendas de varejo online nos EUA. Tendências similares se manifestam na Europa, onde a Amazon também está crescendo rápido. Isto é uma grande oportunidade e cada vez mais varejistas, motivados pelo crescimento da Amazon, estão aderindo à onda.

A única desvantagem? Vender pela Amazon não é tão simples quanto, digamos, pelo Googlge Shopping. A Amazon não se integra com os carrinhos de compras, de forma que os comerciantes precisam desenvolver a tecnologia para se conectar à API da Amazon a fim de enviar seus dados de produtos e sincronizar pedidos. Além disso, a competição cada vez maior exige uma capacidade impecável de gestão de pedidos e de inventário a fim de garantir a satisfação dos clientes.

Aqui estão as três principais dificuldades no caminho do comerciante que quer começar a vender pela Amazon:

 

1. Dados de feeds complexos

A Amazon quer receber todo dia dados atualizados para cada produto, e suas exigências são bem específicas. Isto quer dizer que o comerciante precisa criar um feed especial para a Amazon a partir do zero: todos os produtos precisam ter um número ASIN e todos os envios precisam ser feitos através da API da Amazon. Mas o desenvolvimento técnico que se requer para conectar-se com uma API é complexo e custoso demais para comerciantes.

A solução é simplesmente confiar em uma ferramenta de feed de dados que cubra todo o lado técnico. Uma ferramenta como a nossa pode se conectar à Amazon em nome do varejista, atribuindo números ASIN automaticamente. A única coisa que o comerciante precisa fazer é digitar suas credenciais da Amazon.

Com um modelo simples para todos os tipos de produtos, o varejista online pode criar, em questão de minutos, todos os feeds de dados exigidos.

 

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2. Gestão de pedidos

Dado que a Amazon não se integra com sistemas de carrinhos de compras, comerciantes que vendem seus produtos através de vários canais podem achar problemática a gestão de pedidos e a necessidade de atualizar constantemente o status de seus estoques em diferentes canais e mercados.

Quando um vendedor na Amazon recebe um pedido, o processo geralmente acontece assim: o comerciante baixa os pedidos da Amazon no final do dia, envia os produtos e a seguir envia um relatório (atualização de status) para a Amazon.

Este processo tem duas grandes desvantagens para o vendedor:

  • O status do estoque na Amazon só é atualizado após o atendimento dos pedidos, de forma que durante o dia pode acontecer de o varejista estar vendendo produtos que já estão esgotados.
  • O varejista também precisa lidar com dois sistemas de atendimento diferentes: um para pedidos na sua loja e um para a Amazon.

A solução é usar uma ferramenta terceirizada que possa se desencumbir da questão de atualização de estoque e gestão de pedidos com mais rapidez e eficiência do que o próprio vendedor.

 

 

O DataFeedWatch oferece a função de gestão de pedidos para carrinhos de compras tais como Shopify e Magento. Isto permite que o comerciante sincronize todos os pedidos na Amazon com sua plataforma Shopify ou Magento, tudo em tempo real. O status do estoque fica sempre em dia e os pedidos da Amazon são processados exatamente do mesmo jeito que pedidos vendidos na loja online.

 

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3. Competição pela Buy Box

Naturalmente, quantos mais recém-chegados ao Amazon Marketplace, maior a competição pela Amazon Buy Box. A Buy Box é uma caixa (box) que se destaca em uma página de produtos, com um vendedor pré-selecionado e onde os clientes podem começar o processo de compras adicionando itens a seus carrinhos de compras. Pode ser que haja dezenas de vendedores oferecendo o mesmo produto, mas só um deles terá a melhor pontuação de Buy Box e ganhará direito a ela.

Ganhar a Buy Box é crucial, já que ela gera a maior porcentagem de produtos vendidos. Dadas as tendências atuais de compras através de dispositivos móveis, a Buy Box virou ainda mais importante, dado que que em dispositivos móveis é menos provável que alguém desça até o fundo da página e veja outros vendedores.

 

 

Para um varejista, ganhar a Buy Box depende de ter a maior pontuação para a Buy Box.

Os principais ingredientes da pontuação da Buy Box são: preço, disponibilidade, atendimento e atendimento ao cliente. O elemento mais importante, claro, é ter o melhor preço. Mas há vários outros jeitos de aumentar a sua pontuação. Com a gestão de pedidos, comerciantes sincronizam o seu inventário, fazendo com que a sua disponibilidade esteja sempre em dia. Pedidos podem ser preenchidos (e comunicados à Amazon) em tempo real, o que diminui o tempo de atendimento.

É impossível resolver o código que define quem ganha a Buy Box, mas sabemos que melhorar o tempo de resposta e acelerar o atendimento aos a pedidos de clientes, reduzir o número de pedidos que são cancelados e ter um inventário atualizado e uma gestão de pedidos sólida são todos fatores significativos neste jogo.

Se você está procurando levar para o próximo patamar a qualidade das suas listagens na Amazon, provavelmente você vai gostar de baixar o nosso e-book sobre Como dobrar suas vendas na Amazon. Com ele você aprende como melhorar a qualidade do seu feed e das suas campanhas. Ou então peça para falar com alguém da nossa equipe de especialistas.

 

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