Anuncie menos produtos, venda mais. Exclua do seu feed de vendas os produtos que não compensa anunciar, os produtos de temporada, os que estão em falta e os de baixo preço — seus lucros aumentarão.
A qualidade dos seus feeds é o elemento decisivo de qualquer campanha de anúncios da lista de produtos.
Muito já foi escrito sobre a importância de sempre melhorar a qualidade do seu feed de dados, e nós chegamos a dizer que este é o primeiro lugar onde você deve trabalhar para otimizar as suas campanhas.
Hoje vamos discutir como o simples fato de excluir certos produtos do seu feed poderá ter um impacto enorme na sua campanha. Pode soar paradoxal, mas você pode anunciar menos produtos e, com isso, vender mais. Tudo que você precisa fazer é retirar todos aqueles que estiverem gastando a sua verba de publicidade e concentrar-se nos que trazem o melhor custo-benefício.
Para qualquer comerciante, deixar a disponibilidade em dia é importante, mas para comerciantes multicanal isso é crucial. Com a disponibilidade em dia para todos os canais de compras, você não gasta com anúncios para produtos em falta e garante que a sua verba de publicidade seja gasta de forma mais útil. Isso para não mencionar que a experiência de compras dos seus clientes também será melhorada.
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Filtrar e retirar os produtos que estão fora de temporada é necessário se você quer manter a sua taxa de conversão alta e tornar mais eficiente a sua despesa com anúncios. Claro, pode ser que você consiga algumas vendas anunciando esquis no verão e chinelos havaiana no inverno, mas é uma verba que seria mais bem gasta em outra área.
É melhor já deixar alguns produtos fora do seu feed, porque o seu preço é tão baixo que mais provavelmente o seu CPA (custo por anúncio) será mais alto do que a margem bruta. Retirar produtos de baixo preço do seu feed é algo que precisa ser feito, mas que só lhe toma alguns segundos para definir uma condição que os excluirá a todos.
O princípio de Pareto se aplica às suas campanhas de vendas. Quando se trata de publicidade, somente 20% dos seus produtos vão lhe render, enquanto que 80% deles acabam por lhe custar dinheiro. Se você vende em vários canais ao mesmo tempo, é quase impossível identificar o desempenho individual dos seus produtos, já que a maioria dos canais não fornece dados a nível dos produtos.
Mesmo nos casos onde você conseguir se informar sobre o desempenho de cada produto, excluir estes produtos do feed não é a melhor decisão. O que acontece é que, as mais das vezes, produtos podem ter desempenhos diferentes para canais diferentes. As vendas de um par de calças podem disparar no Facebook ao mesmo tempo em que têm péssimo desempenho no Google Shopping.
A melhor solução é identificar o desempenho a nível de produto para cada canal e remover em cada canal específico os produtos que não têm bom desempenho ali.
Digamos que você já identificou quais produtos deseja remover do seu feed e agora quer começar a criar as regras para excluí-los. Se estes produtos não tiverem muitos atributos em comum, criar as regras para cada um deles vai consumir muito tempo.
O que você precisa fazer é revisar o seu feed de produtos e colocar todos estes produtos em uma lista diferente, criando a seguir uma regra que retire tudo que tiver sido incluído nesta lista, com base nos IDs.
Pois bem, digamos que você queira combinar algumas das regras que vimos acima e criar uma condição super potente que se concentre em não um só, mas em vários atributos? Você provavelmente adivinhou: dá para fazer isso, sim.
A ideia por trás da remoção de produtos dos feeds é direcionar a sua verba para onde ela terá o maior impacto e lhe trará o máximo de conversões.
Não cometa o erro fatal de criar o feed e esquecer dele. Fique sempre de olho no seu feed!