As imagens dos seus anúncios da lista de produtos são extremamente importantes. Elas desempenham um papel crucial na decisão do cliente de comprar um item através do Google Shopping. Se você não tem a melhor imagem do produto, a qualidade do seu feed pode baixar drasticamente e prejudicar seus resultados de forma geral.
A imagem é a maior parte do anúncio, de forma que não só é essencial cumprir com as exigências do Google, mas também criar um visual atraente para o cliente (tipicamente, muitos clientes se decidem por um produto com base nos seguintes atributos do anúncio da lista de produtos: imagem, preço e título).
Vejamos as melhores formas de resolver problemas, as práticas recomendadas e quais os requisitos absolutos para as imagens no Google Shopping.
Não cumprir com os requisitos pode trazer uma reprovação do Google. Então vamos ao essencial:
1. Em primeiro lugar, o link de imagem (um URL da imagem ela mesma) é uma parte obrigatória do feed. Se não houver imagem para o seu produto, não o inclua no feed.
2. O mesmo se aplica para imagens marcadoras de posição. Elas não são permitidas, salvo por duas exceções:
3. Você deve representar exatamente o tipo de item que está vendendo. Isso pode parecer óbvio, mas é importante garantir que acessórios ou panos de fundo não estejam encobrindo o item.
Por mais que você conheça muito bem o seu produto, você precisa ter em mente que pode ser a primeira vez que o cliente o vê. Por exemplo, o produto abaixo é um novelo de lã grossa. No entanto, isto não fica claro, já que o novelo aparece já em forma de cobertor tricotado:
4. Somente os seguintes formatos são aceitos: GIF (.gif) (não animado), JPEG (.jpg/.jpeg), PNG (.png), BMP (.bmp) e TIFF (.tif/.tiff)
5. Em um post na comunidade de anunciantes do Google, um anunciante perguntou por que as suas imagens estavam saindo descentralizadas ou cortadas. A resposta: os requisitos de imagem não estavam sendo cumpridos.
6. Finalmente, você precisa considerar os requisitos para o URL. É importante lembrar que o Google examinará as imagens e seus links usando rastreadores e um algoritmo, pelo que é essencial acertar no URL. São requisitos para o URL:
Agora que sabemos o que é exigido e essencial para as suas imagens no Google Shopping, vamos explorar algumas das práticas recomendadas e dicas para conseguir a melhor imagem possível:
Apesar do tamanho mínimo exigido pelo Google ser de 100 x 100 pixels (ou 250 x 250 para vestuário e acessórios), imagens maiores e de melhor qualidade tendem a se destacar.
A CPC Strategy sugere usar imagens de 800 x 800 pixels, ou maiores. Elas são mais visualmente atraentes e também tendem a representar mais exatamente o produto, além de ter desempenho melhor do que imagens menores. Por exemplo, as imagens abaixo mostram o impacto positivo de usar os tamanhos recomendados de imagem.
Lembre-se de que você precisa capturar a atenção do comprador antes das listagens de seus concorrentes.
Certifique-se de que a sua imagem seja clara e fácil de ver. Conseguir uma iluminação adequada e o ângulo certo é essencial.
A SEMRush recomenda usar um pano de fundo branco simples, sem marcas ou logotipos (além de eventuais logotipos no próprio produto) a fim de ajudar a imagem a se destacar das outras.
Na imagem exemplo, o produto sendo vendido é uma caneca. No entanto, os acessórios ao redor tornam mais difícil de salientar o produto.
Já esta segunda imagem mostra a caneca por si só, frente a um pano de fundo branco. Você pode notar como isso dá mais destaque ao produto.
Se é você mesmo quem está criando as imagens, tente dar um retoque nelas para obter um visual mais profissional. Por exemplo, em um post do Jeff Delacruz para o Shopify, imagens que são fotografadas contra um fundo branco com a exposição adequada tendem a sair com um leve matiz cinza no fundo. Retocá-las pode ajudar a criar o fundo branco e, assim, uma imagem mais clara.
Imagem acima: exemplo de imagem antes de ser retocada. Créditos: Shopify
Imagem acima: mesma imagem após ser retocada. Créditos: Shopify
Again, this sounds simple, however, you’ll want to make sure you’ve got the right images for the right product. This means setting up and parent/child attributes with all the right images too. It seldom works to show a customer the wrong colour, size, etc. - for example, you’re unlikely to get a sale by showing an image of a red dress when the customer has searched for a black dress.
Depois de todo o esforço que você investiu em montar um feed e escolher as melhores imagens, a última coisa que você quer ver é aquele aviso vermelho de desaprovação causado pelas imagens selecionadas. Assim, vamos ver alguns enganos frequentes e como evitá-os:
O Google precisa poder ler o link. Caso ele não consiga acessá-lo, ele não será exibido — simples. Evite acrescentar espaços ou outros elementos incompreensíveis pela codificação de URLs. Além disso, certifique-se de conferir se o URL ainda está válido e não foi movido ou até mesmo excluído.
Imagens pequenas demais podem impactar as suas vendas ou mesmo causar uma desaprovação. No entanto, imagens grandes demais também podem ter este efeito.
Pode parecer uma boa ideia usar uma marca d’água ou texto promocional para espalhar a sua marca, mas isso é um jeito fácil de receber uma desaprovação do Google. Se você quer adicionar texto extra, use a seção para a descrição do produto.
Cuidado com a reprovação por imagem genérica! Isto acontece quando, por algum motivo, você não tem imagens para um produto e preenche o campo image_link [link_da_imagem] com uma imagem padrão, tal como o logo da sua companhia.
Faça uso do atributo additional_image_link [link_da_imagem_adicional] e adicione até 10 imagens extra aos seus anúncios da lista de produtos. As imagens adicionais podem ser usadas para mostrar o produto a partir de diferentes ângulos, ou com outros produtos que componham uma cena.
Digamos que você tenha configurado o seu feed e suas campanhas quando, para sua “alegria”, o Google reprove alguns dos seus anúncios… o que fazer agora?
A melhor coisa a fazer é corrigir o erro sem delongas.
Geralmente, lhe será comunicado o motivo da desaprovação, o que o ajudará a identificar o que precisa ser feito para resolver o problema. Uma vez que você tenha feito o que for necessário, envie o feed novamente. A reaprovação de itens leva até 12 horas, enquanto o Google confere que todos os erros tenham sido corrigidos. Caso você sinta que o erro não é de dentro do feed, você pode solicitar uma revisão manual. No entanto, isto pode levar até 7 dias. Uma vez que os itens no feed tenham sido revisados e aprovados, eles podem começar a aparecer dentro de 24 horas.
Você também pode se deparar com reprovações antecipadas de itens. Isto é quando o Google faz uma revisão manual dos produtos e, se encontra algo que não adere aos requisitos (p. ex. marcas d’água), você receberá um e-mail pedindo que corrija os problemas encontrados, com exemplos dos produtos com problemas. Caso você não consiga fazer as correções dentro do prazo dado pelo Google, você verá que outros itens começarão a ser reprovados caso o Google ache que eles provavelmente terão o mesmo problema.
Todas as dicas que demos de otimização de imagem para o Google Shopping são essenciais para uma estratégia contínua de gerenciamento de feed.