O título é o segundo item mais importante no seu feed de dados, vindo depois da imagem de alta qualidade, já que ele é mostrado no anúncio da lista de produtos (Product Listing Ad, ou PLA). O título é o que o Google coloca logo embaixo da imagem.
Ele é um dos 4 atributos que potenciais compradores veem na página de resultado do Google. Mesmo se a imagem num anúncio da lista de produtos já é muito boa, o título ainda precisa ser cativante.
Para o Google Shopping: os algoritmos do Google procuram palavras-chave no título a fim de identificar se o produto sendo anunciado é a melhor equivalência para determinadas buscas.
Para compradores: O título precisa ser relevante e cativante, de forma a convencer potenciais compradores a clicarem no seu PLA em vez de no de um competidor.
Para anunciantes: É uma ótima oportunidade para que anunciantes possam mostrar aos compradores que têm o produto exato que estes desejam.
Ajustar os títulos é algo que pode ter um impacto enorme na performance dos anúncios de da lista de produtos. O FindWatt recentemente publicou um estudo de caso sobre o impacto de títulos de produtos melhorados e os resultados são significativos: a melhora de títulos de produtos resultou em 151% mais cliques, um aumento em 47% na taxa de cliques e uma redução de 28% no custo por clique.
...a melhora de títulos de produtos resultou em 151% mais cliques, um aumento em 47% na taxa de cliques e uma redução de 28% no custo por clique...
Vejamos o que varejistas podem fazer para melhorar os seus títulos de produtos no Google Shopping e melhorar a taxa de cliques de seus anúncios da lista de produtos.
O ponto de partida para otimizar os títulos de seus produtos no Google Shopping é certificar-se de que palavras-chave importantes estejam incluídas. Você pode usar a tabela abaixo para organizar o seu título de acordo com a nossa estrutura recomendada para diferentes categorias.
Como você pode ver acima, a Marca e o Tipo do produto são os dois atributos que precisam ser incluídos no título do produto, não importa qual a vertical em que você se encontre.
Se você vende relógios, você não quer que o título seja JR 1436. Isso não quer dizer nada. Você quer que ele mostre a informação mais importante: Relógio Masculino Fossil JR 1436. Assim, certifique-se de que você inclua a marca (Fossil) e o tipo de produto (Relógio masculino) em seu título.
Se o seu título atualmente não contém esse tipo de informação importante, mapeie o seu feed de dados a fim de incluí-las:
O seu título pode acabar sendo cortado, de forma que você precisa prestar atenção para que seus títulos não passem do limite de caracteres permitidos: 150 caracteres, mas na maioria dos casos somente 70 caracteres serão mostrados.
Isso quer dizer que o Google mostrará tanto quanto possível dos títulos de seus produtos, mas às vezes eles serão encurtados. Assim, certifique-se de que a informação mais persuasiva esteja no começo dos títulos.
O Google tem regras muito estritas quanto ao uso de maiúsculas e pontos de exclamação. Se você adicionar demasiadas letras maiúsculas e pontos de exclamação a um título, seu produto não será aprovado.
Textos promocionais no título, tais como “Frete grátis” ou “20% de desconto”, também são proibidos, é importante lembrar.
Se você está procurando mais ideias e dicas de otimização, temos recursos para todos os níveis de especialidade no que diz respeito à otimização de feeds:
Nível principiante: As 10 táticas mais proveitosas de otimização de feeds de dados
Nível expert: 7 dicas para otimizar o seu feed do Google Shopping
E aí está: três dicas úteis e fáceis de implementar que melhorarão os títulos de seus produtos no Google Shopping. Se você tiver quaisquer perguntas ou comentários a fazer, por favor fique à vontade para deixá-los na seção abaixo.