Sabe por que o Google Shopping equivale a 50% do orçamento total do Adwords? Porque funciona. Para muitos varejistas, o Google Shopping é o principal elemento da sua estratégia de e-commerce.
Não é de surpreender, quando você considera os excelentes resultados que o Google Shopping traz com frequência, bem como todas as funções novas e empolgantes que o Google regularmente apresenta. Os anúncios do Google Shopping levaram a 16.1% de todas as vendas do e-commerce de 2016 — um aumento de 78% sobre o ano anterior.
Há muitos eventos que impactam o serviço e a forma como comerciantes podem tirar proveito dele: a multa de € 2.4 bilhões, o varejo na Rede Display, ou o botão de compras (Google Buy Button).
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Por mais que você não tenha controle sobre o impacto que estes eventos têm nos serviços e funções do Google, você pode se concentrar em como ter controle total de tudo que acontece dentro da sua campanha do Shopping.
Hoje vamos dar uma olhada nas palavras-chave negativas e configurações de prioridade no Google Shopping.
Você pode aumentar o tráfego para termos de consulta de alto valor no Google Shopping . Sabe como? Explorando a relação entre as configurações de prioridade e palavras-chave negativas. Esta estratégia foi sugerida por Jim Vaillancourt, especialista do Google Shopping e proprietário da Lionhurst, no nosso resumo: 12 especialistas de agências dão suas melhores dicas para o Google Shopping
Vejamos como combinar palavras-chave negativas com as configurações de prioridade:
1. Triplique uma campanha no Google Shopping e estabeleça uma configuração de prioridade única para cada nova campanha: alta, média e baixa.Crie três conjuntos de palavras-chave negativas: termos de consulta de alto desempenho, termos de consulta de desempenho mediano e termos de consulta ruins, para os quais você não quer que seus anúncios jamais apareçam.
4. A seguir, crie correspondências entre as diferentes prioridades com os três conjuntos de palavras-chave negativas:
Campanhas do Google Shopping tendem a atrair uma grande quantidade de consultas mais específicas (as chamadas long-tail search queries, ou “consultas de cauda longa”), de forma que o melhor jeito de adicionar palavras-chave negativas é combinando-se os dados de muitos termos de consulta que contêm certas palavras-chave e não trazem resultados suficientes.
A ZoobGear, por exemplo, conseguiu aumentar o ROAS de sua campanha no Google Shopping em 178% e reduzir custos simplesmente por identificar palavras-chave ruins com alta densidade no relatório de termos de consulta. A equipe da ZoobGear procurou por comportamentos similares de pesquisa que não levavam a vendas. Os resultados são evidentes.
Período de 30 dias, antes das palavras-chave ruins serem excluídas:
Próximo período de 30 dias, após a exclusão das palavras-chave ruins:
Há uma série de dicas a ter em mente no que diz respeito a palavras-chave negativas em campanhas do Shopping:
Para ajudá-lo a encontrar e excluir os termos para os quais você não deseja anunciar, existem ferramentas que ajudam a automatizar o processo. Caso o seu orçamento lhe permita, há ferramentas pagas, tais como as que oferece o AdWords Robot. Para um orçamento mais limitado, por que não conferir estas dicas do Wordstream sobre Como encontrar palavras-chave negativas de graça?
Quando você está anunciando o mesmo produto, na mesma localização e ao mesmo tempo, mas em campanhas diferentes, é altamente recomendado que você estabeleça as suas prioridades de campanha. Assim o Google mostrar o produto da campanha certa durante o processo de leilão.
As suas campanhas começam com a configuração automática “baixa prioridade”, que você muda mudar para média ou alta.
A Search Engine Land explora alguns dos jeitos de priorizar campanhas no Shopping e discute alguns dos melhores resultados que tiveram, os quais incluem as seguintes ideias de priorização:
Promoções/genéricos/marca
Esta configuração é designada para a priorização de itens de promoção.
Assim, por exemplo, digamos que há duas campanhas e que ambas têm o mesmo item. No entanto, uma delas é uma campanha de liquidação que exibe o item no preço de liquidação — isso deve aparecer antes, já que é de prioridade maior do que o item que não está em liquidação. O objetivo é maximizar as vendas com base na ideia de que há maior probabilidade de que comprem um produto que está em liquidação do que um que não está.
Promoções/produtos de melhor desempenho/todos os produtos
Tipicamente, isto funciona para quem tem uma seleção de “best-sellers”, isto é, produtos de alta saída. Configure de forma parecida à do ponto anterior, com alta prioridade para os itens promocionais.
A seguir, a campanha de nível médio prioriza os próximos produtos de melhor desempenho (divididos a nível de ID de item). Depois disto, todo o resto (baixa prioridade) pode ser dividido em uma campanha para “todos os produtos”.
Cauda longa/cauda curta/marca
Esta configuração foi criada para mostrar anúncios da lista de produtos com maior frequência para pessoas no meio do funil de vendas. Basicamente, tratam-se daqueles que já fizeram sua pesquisa e sabem o que querem comprar. A Search Engine Land dá, como exemplo, aquela pessoa que está procurando por “vestido maxi vermelho listrado tamanho M”, em vez de simplesmente “vestido”.
Quando se trata do Google Shopping, vale a pena lembrar que não existe solução única: aquilo que funciona para um varejista pode não funcionar para outro. Para ter controle total de tudo o que acontece na sua conta, você precisa se dar ao trabalho de descobrir aquilo que funciona.