Uma das dores de cabeça para a maioria dos varejistas de e-commerce de hoje em dia é descobrir formas de melhorar os gastos com anúncios ao mesmo tempo em que aumentam lucros. Um comerciante esperto sabe que a melhor forma de fazer isso é através do monitoramento da performance de cada produto de suas campanhas. Neste post, vamos ver exatamente como você pode conseguir isto.
Se você não costuma analisar as suas campanhas de vendas de comparação a nível de produto, quer dizer que ou você está gastando o seu orçamento com produtos que não convertem, OU está perdendo uma oportunidade de dar uma exposição maior aos produtos de melhor performance a fim de aumentar os lucros ainda mais.
Quando você monitora as suas campanhas de vendas de comparação a nível de produto, isso lhe permite otimizar as listagens, bem como criar e analisar relatórios de performance. Ao ficar por dentro do que está acontecendo com cada produto, você obtém um controle muito maior sobre o seu gasto com anúncios. Os motivos para monitorar a performance são óbvios, mas vejamos como você pode otimizar as suas capacidades de rastreamento.
Os códigos UTM são parâmetros de rastreamento que você pode adicionar aos URLs dos produtos nos feeds de dados que você envia para diferentes canais. Com UTMs, você pode passar informações sobre a origem, meio, campanha, conteúdo e palavra-chave.
Assim, digamos que você esteja enviando o mesmo SKU de um produto, 1234, para 2 canais diferentes:
Um exemplo de URL de produto poderia ser assim:
www.myshop.com/some_product?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=FPA&utm_content=sku_1234
www.myshop.com/some_product?utm_source=nextag&utm_medium=cpc&utm_campaign=CSE&utm_content=sku_1234
Com esses UTMs instalados, você conseguirá analisar cada produto individual, bastando para isso criar um relatório customizado. As configurações de relatório podem ser algo assim:
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O truque de UTM que acabamos de ver não funciona necessariamente para o Google Shopping.
É aconselhável conectar as suas contas de Adwords e Analytics a fim de que as estatísticas de desempenho coletadas por esses dois sistemas possam ser compartilhadas. No entanto, os parâmetros GCLID, que são usados pelo Google para passar estatísticas de desempenho do Adwords, sobrescrevem os códigos UTM.
Embora seja possível alterar esta lógica, isto não é aconselhável, já que quebraria a conexão entre Adwords e Analytics.
Mas deixando de lado os UTMs, a chave para obter dados a nível de produto está na estrutura de campanhas do Google Shopping. Identifique os produtos que mais vendem e coloque-os em grupos de anúncios diferentes. Para cada um desses grupos de anúncios, você precisará adicionar exatamente um grupo de produtos contendo somente o produto em questão (usando o código de item) e excluir todo o resto.
Você pode identificar os produtos que mais vendem usando a aba Dimensões e mudando a visualização para Shopping >> Código de item.
Confira o artigo sobre como Gerenciar uma campanha do Shopping com grupos de produtos, na seção de Ajuda do Google, a fim de se informar melhor sobre a estrutura de campanhas do Google Shopping.
O DataFeedWatch Analytics se conecta ao seu Google Analytics e aumenta a atuação dele graças a uma dimensão customizada que contém informações sobre o canal e o produto, e a seguir baixa os dados coletados para o nosso sistema.
Assim, o que acontece é que você obtém dados de desempenho a nível de produto para cada canal.
Além disso, isso lhe permite criar filtros extremamente convenientes a fim de identificar produtos com desempenho ruim ou péssimo. Uma vez que você os tenha identificado, a ferramenta permite que você os pause no seu feed. Você pode construir filtros extensos para salvar e reutilizar quando estiver analisando e otimizando os seus feeds.
Leia este artigo no nosso blogue para se informar melhor: DFW-Analytics: Revise o desempenho de cada um dos seus produtos.