Em um de nossos posts anteriores, falamos sobre como usar rótulos customizados para otimizar campanhas do Google Shopping. Se você já o leu e está familiarizado com este assunto, é bem provável que você já entenda porque os rótulos personalizados são tão importantes também para o Facebook. Mas talvez você não tenha considerado algumas manhas interessantes.
E se você não está familiarizado com os rótulos personalizados, então não há tempo a perder! Continue lendo.
Anúncios dinâmicos do Facebook
Conjuntos de produtos no Facebook
Rótulos personalizados nos anúncios dinâmicos do Facebook
5 jeitos com que os rótulos personalizados o ajudam a gerenciar suas campanhas de anúncios dinâmicos
As campanhas de anúncios dinâmicos do Facebook permite que lojas de e-commerce visem pessoas que passaram por seu site ou que compraram produtos por meio dele. O sistema mostra automaticamente os produtos certos para a audiência certa com base no comportamento anterior desta.
Os produtos mostrados são escolhidos de um catálogo de produtos que precisa ser atualizado ao Gerenciador de Negócios do Facebook.
A seguir, comerciantes podem determinar uma audiência alvo e filtrar os produtos mais relevantes. Visar novamente usuários que abandonaram um carrinho de compras, mostrando a eles os produtos que ali ficaram, ou oferecer produtos novos a pessoas que visualizaram itens similares — estas são somente algumas das muitas estratégias que podem ser empregadas por anunciantes graças aos anúncios dinâmicos do Facebook.
A fim de alcançar os objetivos mencionados, o Facebook permite aos comerciantes que organizem seus catálogos de produtos em conjuntos de produtos, determinando uma audiência alvo para cada um deles.
Os conjuntos de produtos lhe permitem organizar seus produtos em grupos ou segmentos diferentes. Atualmente, o Facebook permite filtrar grupos de produtos em:
Se as opções acima não forem suficientes e você precisar de uma solução customizada, o Facebook dá uma opção adicional de filtragem: os rótulos personalizados.
Os rótulos personalizados são cinco colunas opcionais a mais que podem ser adicionadas a um feed de produto.
O valor ali inserido pode ser um número, ID ou texto. Comerciantes usam rótulos personalizados quando precisam adicionar algum tipo de informação sobre o produto a qual não se encaixaria com nenhum outro campo do feed do produto, como, por exemplo, o nome da promoção a que pertence um produto, uma categoria interna, o nome do autor de um livro, o gênero da música de uma gravação, etc.
Rótulos personalizados são adicionados diretamente ao feed de produtos.
Como alternativa, eles também podem ser adicionados através das regras de feeds de dados nas Configurações de catálogo de produtos, no Gerenciador de Negócios do Facebook. No entanto, as regras de feeds de dados no Facebook prestam-se principalmente para “corrigir pequenos problemas durante carregamentos de feeds de dados”, e não permitem modificações consideráveis de feeds.
Isso quer dizer que, a fim de preencher rótulos personalizados com os valores personalizados do seu caso, você precisaria de uma ferramenta de otimização de feeds.
A boa notícia é que, com o DataFeedWatch, rótulos personalizados podem facilmente ser adicionados até mesmo a catálogos do Facebook sem que você tenha que buscar o auxílio dos desenvolvedores de sua empresa.
Digamos que você trabalhe para uma vendedora de livros online. Os atributos de produto de um livro podem incluir título, descrição ou sinopse, e autor. E enquanto título e descrição possam ser adicionados a seus campos respectivos no catálogo de produtos do Facebook, o campo autor não está disponível.
A única forma de inserir esta informação no feed e a usá-la para segmentar o produto é se adicionando um rótulo personalizado. Ter essa informação adicional no catálogo de produtos pode ser extremamente útil para os seguintes fins:
O Facebook dá a opção de exibir um conjunto qualquer de produtos a usuários que anteriormente visualizaram ou compraram de um outro conjunto.
Por exemplo, você pode determinar que livros escritos pelo Autor X sejam mostrados para quem anteriormente comprou livros do Autor Y, cujo estilo é parecido. Desta forma você pode atingir uma audiência que já se encontra envolvida. A mesma estratégia pode ser aplicada a gêneros ou coleções. Você pode achar bom mostrar itens de colecionador de Harry Potter para quem anteriormente comprou livros do Harry Potter. Ou talvez você ache interessante mostrar outros itens de mobília de uma mesma coleção, ou DVDs do mesmo gênero que acaba de ser visualizado ou comprado pela audiência alvo.
Ao selecionar Combinação personalizada no menu acima, você descobre ainda mais opções de direcionamento.
As sobreposições dinâmicas de anúncios são uma das minhas funções favoritas nos anúncios do Facebook. Elas lhe dão a opção de enriquecer anúncios dinâmicos com conteúdo adicional que é apanhado do feed, como por exemplo frete grátis, porcentagem de desconto do preço ou preço anterior riscado. Enquanto que o campo de frete fica disponível no catálogo do produto, ele não aparece como uma das opções de filtragem ao nível do conjunto de produtos.
Portanto, talvez você ache bom adicionar um rótulo personalizado que mostra se um produto está disponível para frete grátis ou não. Assim você consegue criar um conjunto de produtos que contenha somente produtos que se qualificam para frete grátis, adicionando a sobreposição relevante somente a estes anúncios.
Outra boa ideia pode ser adicionar um cartão fixo no começo do anúncio mostrando o quão incrível é a sua oferta de frete grátis.
A mesma estratégia pode ser aplicada às promoções. Digamos que você tenha diversas promoções acontecendo ao mesmo tempo. Basta adicionar um rótulo personalizado contendo o nome da promoção e criar conjuntos de produtos baseados nisso.
Cada conjunto de produtos pode visar uma audiência diferente e mostrar diferentes sobreposições. Você pode descobrir, digamos, que para uma promoção específica seja mais eficaz mostrar o desconto em porcentagem, em vez do contraste com o preço riscado, ou vice-versa.
Você pode adicionar um cartão de oferta no começo de um anúncio, mostrando a promoção específica à qual pertencem os produtos nesse conjunto. No exemplo abaixo, criei um conjunto de produtos de promoção para livros de Harry Potter.
Os anúncios mostrarão somente livros nesta promoção, e o cartão de oferta será colocado como um cartão fixo no começo do carrossel de anúncios.
Rótulos personalizados também podem ser usados para customizar os títulos e descrições de anúncios. No exemplo a seguir, personalizei o título para mostrar “até”, e a descrição, para mostrar “Somente agora”.
O atributo autor foi adicionado através do campo custom_label_0.
O mesmo princípio pode ser aplicado aos “deep links”.
Deep links o ajudam a rastrear cada clique feito em cada produto no carrossel de anúncios.
Você pode adicionar rótulos personalizados e outros campos de catálogos no final do URL de seu site a fim de obter relatórios fáceis de ler e granulados dentro da plataforma do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Dado que que cada conjunto de produtos é ligado a um conjunto de anúncios, você consegue ver suas performances a partir da visualização de conjuntos de anúncios, em sua conta de gerenciador de anúncios.
Por último, algo que vale a pena mencionar é que, usando rótulos personalizados e conjuntos de produtos, você pode determinar diferentes lances e alocar orçamentos individuais para diferentes conjuntos de produtos. Talvez você queira pôr mais produtos no conjunto de anúncios Promo-1, em vez de Promo-2. Talvez você queira gastar mais com livros na categoria crime do que na categoria geografia. Ou talvez ainda você queira fazer lances mais agressivos em livros do Autor X, em vez do Autor Y, já que ele está recebendo mais publicidade. E assim por diante. As possibilidades realmente são infinitas.
Rótulos personalizados podem ser uma ferramenta extremamente potente nas mãos de comerciantes, tanto no Facebook quanto no Google Shopping, para otimizar orçamentos de publicidade e aumentar o retorno por despesa com anúncio. Os cenários que vimos acima são somente alguns dos exemplos de como usar os rótulos, mas com criatividade você descobre muitos outros jeitos de usá-los para alcançar seus objetivos.