Tudo sobre títulos de produtos no eBay: requisitos, práticas recomendadas, erros a evitar

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Com mais de 168 milhões de compradores ativos no eBay atualmente, comerciantes estão mais interessados do que nunca em tentar a sua sorte vendendo através do eBay.

Como com todo mercado e canal de compras, é sempre um tanto desafiante acertar com as suas listagens, e para ajudar com isso é que estamos aqui.

Pode-se dizer que o título do produto é o ponto mais importante da listagem no eBay.

Títulos de produtos no eBay também são importantes fora da plataforma eBay, já que mecanismos de busca os utilizam para decidir onde incluir o seu produto na página de resultados de um dado comprador.

 

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Isso quer dizer que você precisa otimizar os títulos de seus produtos a fim de maximizar o desempenho das suas listagens no eBay. Se você tem várias listagens, uma ferramenta de feed de dados o ajudará na otimização, mas o que, exatamente, você deve fazer?

 

Clique nos links para ir diretamente a uma seção específica:

eBay Title Requirements

eBay Title Best Practices

Top Mistakes to Avoid when Writing eBay Titles

eBay Titles in Practice: The good and the bad


Requisitos para o título no eBay — fique dentro das regras

A primeira coisa é garantir que você esteja aderindo às diretrizes do eBay ao atualizar os títulos no seu feed de dados, antes de enviá-lo.

Aqui estão os pontos principais que você precisa conferir em relação aos títulos:

  • O título deve ter 80 caracteres ou menos;

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Créditos: Title Builder

  • O título deve ser exclusivo;
  • Você deve incluir todas as principais características do produto no título;
  • O título deve ser bem escrito, sem erros de ortografia e sem abreviaturas de palavras;
  • Não escreva em caixa alta a menos que seja parte do nome do produto. Além disso, não use negrito, espaços desnecessários entre letras ou palavras, ou qualquer outro tipo de formatação especial;
  •  Não inclua caracteres desnecessários, tais como pontos de exclamação. Além disso, o eBay enfatiza especificamente o sinal de mais (+), que somente deve ser incluído no título do produto caso seja parte do nome do produto ou se trate de informação essencial;
  • Não acrescente tags de HTML ao título;
  • Não inclua preços, condições de venda, ou textos promocionais;
  • Você só pode incluir uma variante do produto no título;
  • Não inclua no título palavras-chave que não sejam relevantes para o produto;
  • Só use plurais quando for necessário;
  • Evite usar palavras em um idioma estrangeiro, a menos que se tratem de parte do nome do produto;
  • Certifique-se de que o título seja legal e não contenha certas palavras proibidas;
  • Certifique-se de que não haja informação falsa ou enganosa no título. Isto também se aplica a adjetivos superlativos. Por exemplo, você não pode dizer que um produto é um best-seller a menos que ele realmente tenha recebido um prêmio de best-seller;
  • Não inclua informações de contato tais como número de telefone ou endereço de e-mail.

 

Você pode notar que muitos dos requisitos acima estipulados pelo eBay também podem ser descritos como práticas recomendadas. Por exemplo, conferir a ortografia das palavras e garantir que o título seja fácil de ler é algo que, além de se enquadrar com as diretrizes, ajuda a otimizar o título do produto.

Nos casos em que o produto é um pacote ou embalagem de vários itens iguais, o eBay também publica requisitos adicionais para o título. O ponto de partida deles é que você só deve incluir tais pacotes de produtos em suas listagens no eBay caso venham do fabricante.

 

Os requisitos adicionais para pacotes e embalagens de vários produtos são:

  • O título deve incluir o produto principal e todos os itens principais. Isto se aplica principalmente a produtos em pacotes. 
  • O título não deve, no entanto, incluir acessórios que não sejam essenciais.
  • As embalagens de vários produtos devem incluir informações sobre o tamanho do pacote no título.

 

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Otimize os títulos de produtos no eBay — Práticas recomendas

Para otimizar os títulos dos produtos no seu feed de dados do eBay, é preciso bem mais do que simplesmente aderir às diretrizes do eBay.

Ao escrever um título de produto para o eBay, seus objetivos devem ser:

  1. Garantir que esteja cumprindo com as regras do eBay;
  2. Encorajar os usuários a clicar no seu produto quando fizerem uma pesquisa no eBay;
  3. Fazer com que suas listagens de produtos no eBay tenham a melhor colocação possível no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

A seção de requisitos acima aborda o primeiro objetivo. Abaixo você encontra algumas dicas de práticas recomendadas que o ajudam com os outros dois:

  • Tente incluir três elementos no título: nome do produto, características e os melhores argumentos de venda (ou vantagens principais).

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Créditos: Title Builder

  • Sempre escreva o título do produto com as pessoas em mente.
  • Títulos mais compridos geram mais vendas, então use o máximo possível dos 80 caracteres permitidos. 
  • Caso você precise de mais de 80 caracteres para o título, considere usar um subtítulo. Isso aumentará o preço das listagens, mas você obterá 55 caracteres adicionais
  • Coloque a palavra-chave principal no começo do título. Geralmente, ela é o nome oficial do produto.
  • Para a maioria das palavras, ponha a primeira letra em maiúsculo, já que isto torna o título mais fácil de ler.
  • Caixa alta pode ser usada para capturar a atenção do leitor para palavras essenciais. 
  • Use um vocabulário do dia a dia para deixar o título mais fácil de ler.
  • Estabeleça confiança com o leitor com palavras como “genuíno” e “oficial”.

 

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Os 6 principais erros a evitar nos títulos para o Ebay

Erros são custosos e reduzem os esforços. Como impedir que as suas listagens sejam desaprovadas pelo eBay?

  1. Escrever os títulos para mecanismos de busca. Isto inclui abarrotar o título de palavras-chave, incluir palavras-chave irrelevantes, ou escrever títulos que não fazem sentido para as pessoas, tudo em uma tentativa de incluir determinadas palavras-chave. Lembre-se sempre de que o título não é a única coisa que o eBay usa para ordenar os seus produtos no resultado de pesquisa do comprador. Outro fator essencial é a taxa de cliques. Assim, escreva sempre para pessoas.
  2. Usar caixa alta para todas as palavras e exagerar com os caracteres especiais, por exemplo, “!!!” ou “****”. Quando você põe todas as palavras em maiúsculas, parece que está gritando com os usuários, enquanto que o uso de caracteres especiais para enfatizar elementos do título acaba tendo jeito de spam.
  3. Incluir palavras ou frases que os usuários não vão entender. Exemplos são palavras em idiomas diferentes, abreviaturas, acrônimos, jargão técnico desnecessário, referências a cultura pop, ou gíria.
  4. Usar chavões supérfluos como “uau” ou “fantástico”. Eles podem dar um jeito de spam para a sua listagem, e não agregam muito valor para o leitor, além de ocupar um espaço vital no título do produto.
  5. Ortografia incorreta. Isso simplesmente doa vendas para os seus concorrentes, já que os seus produtos não aparecerão nos resultados de pesquisas.
  6. Tome cuidado para não enganar os usuários sobre a marca do produto, seja intencionalmente ou não. Isto geralmente é o caso quando você tem um produto feito por um terceiro, mas que pode ser usado com um produto de marca. Por exemplo, você só pode dizer “Carregador Galaxy Samsung” caso o carregador seja feito pela Samsung. Se não for, você precisa usar um título diferente, tal como “Carregador compatível com Samsung Galaxy”. 

 

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Exemplos de títulos de produto no eBay — O que fazer e o que evitar

Vamos dar uma olhada rápida, abaixo, em alguns exemplos de listagens boas e ruins, e ver o que podemos aprender delas.

 

Aspirador Dyson - O Bom  

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  • Descritivo
  • Bom uso de maiúsculas
  • Inclui a palavra-chave principal no começo (Dyson V8 Total Clean)
  • Inclui característica (cordless vacuum, ou aspirador sem cabo)
  • Inclui um bom argumento de venda (garantia de 1 ano)

 

3D Virtual Reality - The Bad 

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  • Não usa maiúsculas
  • Difícil de ler
  • Escrito para mecanismos de pesquisa
  • Curto demais

 

Nintendo Switch - O Bomood

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  • Descritivo
  • Inclui a palavra-chave principal no começo
  • Inclui argumentos de venda cruciais

 

Joias - O Mau

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  • Todas as letras estão em caixa alta, de forma que parece que o vendedor está gritando
  • Abarrotado de palavras-chave
  • Difícil de ler
  • Escrito para mecanismos de pesquisa
  • Swarovski está escrito errado

 

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Conclusão

Os títulos tornam as suas listagens mais eficazes na plataforma eBay, fazendo com que seja mais fácil de encontrar os seus produtos. Além disso, eles encorajam os usuários a clicar, enquanto que títulos ruins têm o efeito oposto.

É necessário tempo e cuidado para garantir que, primeiro, você acerte nos títulos de seus produtos no eBay, e, segundo, os deixe otimizados. No entanto, os resultados mais que compensam, já que assim você conseguirá mais vendas. 

Inspire-se a vender mais com alguns dos nossos posts anteriores: 

  • Tudo sobre imagens no eBay

 

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