Monica Axinte
Clique nos links para ir direto para uma seção específica:
Por que começar a vender no Bol.com?
Especificações do feed de produtos
Dicas de otimização para o Bol.com
O que é o Bol.com?
Bol.com é um mercado e loja online que serve clientes da Holanda e da Bélgica. O seu funcionamento é parecido com o da Amazon, já que o site vende diretamente aos clientes ao mesmo tempo em que oferece a sua plataforma como um mercado que varejistas podem usar para vender seus produtos.
Os produtos que varejistas terceiros oferecem no Bol.com incluem tanto bens novos quanto usados. O site é baseado na Holanda, e tem rendimento de mais de € 1 bilhão. É parte do grupo de companhias Royal Ahold Delhaize NV, e já ganhou diversos prêmios, entre os quais os de melhor loja da Bélgica e da Holanda.
O Bol.com lista cerca de 15 milhões de produtos. As categorias que ele oferece incluem:
Livros | Música, filmes, jogos |
Computadores e aparelhos eletrônicos |
Brinquedos e hobbies |
Bebês e filhos |
Beleza e saúde |
Jóias e acessórios |
Esportes e lazer |
Escritório e escola |
Casa e cozinha |
Jardinagem e DIY |
Mantimentos para animais de estimação |
Por que começar a vender no Bol.com?
Como você pode ver, o Bol.com é um dos maiores e mais usados sites de e-commerce na Holanda e na Bélgica. Ele diz ter 8 milhões de clientes, com 2 milhões de visitantes todo dia.
Este é o principal benefício do Bol.com — o tamanho e potencial do seu mercado.
Além disso, o Bol.com oferece uma variedade de serviços adicionais para ajudar os comerciantes a otimizar inteiramente as suas listagens. Estes serviços incluem o cumprimento de pedidos, quando o Bol.com se encarrega do frete dos seus produtos.
Também é possível conectar uma conta de comerciante no Bol.com o seu sistema interno de vendas, e o Bol.com oferece um serviço de parceria que o comerciante pode usar para obter respostas às suas perguntas, receber apoio e aconselhamento.
O Bol.com também possui um programa afiliado, chamado Bol.com Partner Program. De acordo com o site, ele tem 30 mil afiliados que ali promovem seus produtos, incluindo produtos que você listar como comerciante participante. Assim como com todos os programas afiliados, o Partner Program do Bol.com aumenta o alcance tanto da plataforma principal quanto, potencialmente, dos seus produtos individuais. Em outras palavras, ele ajuda os compradores a encontrarem os produtos que você vende.
Finalmente, o Bol.com oferece várias opções de publicidade que aumentam a visibilidade dos produtos que você vende. Isto inclui anúncios em banners e produtos patrocinados. Você também pode anunciar em uma revista online do Bol.com, como por exemplo a Style magazine, Tech magazine ou Home magazine. Juntas, elas têm um público de quase um milhão, mas o poder real dessas publicações online é que elas são visadas a clientes que já têm interesse em seus produtos.
O produto de publicidade final disponível no Bol.com são as campanhas de e-mails direcionados, que usam os dados dos clientes do Bol.com para visar clientes com interesses relacionados aos produtos que você vende.
Getting Started with Bol.com
Antes de começar a usar o Bol.com, você precisará de um número de identificação fiscal holandês ou belga. Você também deverá estar registrado por um mínimo de 10 semanas com ou:
Uma vez que os requisitos acima estejam cumpridos, você pode seguir em frente com o processo de criar uma conta. Os passos principais são:
- Crie uma conta de cliente no Bol.com, caso já não tenha uma
- Conecte-se à sua conta
- No menu suspenso, clique em Sales Account (Conta de venda)
- Insira os seus dados e os da sua loja e aceite as condições
- O Bol.com lhe enviará um e-mail para confirmação. Confirme.
- A plataforma também enviará uma carta para o endereço que você tiver informado. Você receberá a carta dentro de dois dias, e nela encontrará um código de verificação que é necessário para concluir o processo de cadastro.
- Uma vez que você tenha inserido o código de verificação, você pode terminar de configurar a sua conta na plataforma Bol.com, o que inclui o envio de um feed de produtos.
Especificações do feed de produtos
Os produtos no seu feed de produtos devem se encaixar em uma das categorias acima. A única exceção a isso é jóias, já que o Bol.com não aceita produtos nesta categoria no momento.
Todos os produtos no seu feed devem ou ter um código EAN, ou um ISBN. Além disso, o seu feed de produtos deve ser um arquivo de texto delimitado em abas com tamanho máximo de 10 MB. O Bol.com processa feeds de produtos a cada 30 minutos.
Os feeds de produtos do Bol.com têm os seguintes campos obrigatórios:
- EAN
- Referência interna
- Nome
- Classificação do produto
- Descrição
- URL da imagem de capa
- Marca
- Preço
Taxas e cobranças
Você pode estabelecer a sua loja e listar os seus produtos de graça no Bol.com. As únicas taxas a serem pagas são quando os clientes compram os seus produtos. A cobrança exata depende do tipo de produto que você vende, mas a taxa sempre consiste de dois elementos:
- Uma taxa fixa, independentemente do preço
- Uma porcentagem da venda
Se você não é holandês, o elemento de porcentagem excluirá o código de identificação fiscal.
A taxa fixa varia de € 1 a € 3. O preço em porcentagem de vendas varia de cinco a 17 por cento (a porcentagem para jóias é de 25%, embora atualmente não seja possível listar produtos nesta categoria).
Vejamos um exemplo na categoria Brinquedos. A maioria dos brinquedos tem uma taxa fixa de 1 euro e uma porcentagem de 15% da venda. Assim, se você vende um brinquedo por € 50, a taxa do Bol.com será:
- € 1 de taxa fixa
- € 7,50 (15% de € 50)
- A taxa total, portanto, será de € 8,50, sobrando-lhe €41,50
Para conferir os produtos que você vende, visite o site do Bol.com, onde há uma lista completa das taxas a serem cobradas.
Dicas de otimização para o Bol.com
As dicas de otimização de sempre que se aplicam a outros mercados também entram no caso do Bol.com — escreva descrições interessantes, use imagens de alta qualidade, mantenha o seu feed em dia, etc.
Mas além disso, você precisa tomar medidas para garantir que esteja atendendo pelo menos o mínimo do padrão de serviço do Bol.com, que é muito específico e bem documentado. Se não, você não conseguirá tantas vendas, sem contar a possibilidade de ser removido da plataforma.
O Bol.com monitora de perto o desempenho dos comerciantes, e os encoraja a se esforçar constantemente para melhorar a sua pontuação. O desempenho é analisado principalmente em relação a tempo de entrega e nível de atendimento ao cliente.
Por exemplo, o Bol.com quer que os comerciantes tenham um máximo de 2% de pedidos cancelados. Além disso, você deve enviar todos os pedidos de seus clientes usando rastreamento, e deve alcançar a meta de pelo menos 98% de pedidos entregues a tempo.
Outros requisitos padrão mínimos são:
- Ter uma política de devolução que permita que os clientes retornem itens comprados sem pagar qualquer taxa adicional dentro de 30 dias
- Responder a perguntas de clientes dentro de 24 horas
- Responder a pedidos de cancelamento dentro de 24 horas
- Estar disponível durante o período de expediente padrão, que é entre as 9:00 e 17:00 no fuso da Holanda/Bélgica (Horário da Europa Central)
- Realizar a entrega dos pedidos conforme prometido, com um tempo de entrega máximo de oito dias
- Processar devoluções dentro de 24 horas
Conclusão
Quando você considera se deve ou não trabalhar com o Bol.com, a equação é simples: se você identificou a Holanda ou a Bélgica (e especialmente a Holanda) como uma potencial oportunidade de crescimento para o seu negócio, você precisa considerar o Bol.com como uma opção.
Ele tem o maior alcance, além de uma série de ferramentas que o ajudarão a ter sucesso em seus negócios.